Previsão de chuva forte, temporais, risco deslizamentos e alagamentos, mar agitado, frio e geada em SC

 Sexta-feira com tempo instável e chuva em SC, com intensidade forte e temporais com vento forte em algumas cidades devido ao avanço de uma frente fria.

Do Oeste ao Litoral Sul a previsão é de acumulados de chuva de 70 a 100mm em média nas próximas 24h, com risco de alagamentos.

Na Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte a chuva mais volumosa ocorre entre a tarde desta sexta e o início do sábado, com acumulados de 60 a 80mm em média, podendo ocorrer pontuais maiores.

Há risco de alagamentos e deslizamentos principalmente nas áreas mais atingidas pelas chuvas nos últimos dias.

No decorrer do sábado a nebulosidade diminui e o sol volta a aparecer em SC com a chegada de uma massa de ar seco e frio, que declina a temperatura e provoca rajadas fortes de vento sul de 60 a 80km/h especialmente no Planalto Sul e Litoral.

Frio e geada: as temperaturas estarão mais baixas nas madrugadas de domingo e início da semana, com temperatura mínima próxima de 0°C nas áreas altas do Planalto Sul, com condições de geada, que pode acorrer também de forma isolada no Meio Oeste e Planalto Norte.

Mar: no fim de semana o mar fica agitado na costa catarinense, com ondulação de sul e picos variando entre 2.0 e 3.0m, risco para atividades de pesca e navegação de pequenas embarcações.

 

Caso se confirmem as previsões, a Defesa Civil recomenda: 

Alagamentos, inundações e enxurradas: Deve evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões.

Deslizamentos de terra: Deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas a suas residências e inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.

Mar agitado: Condições desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações em áreas afastadas da costa.

Geada: Produtores rurais nas áreas de risco devem adotar meditas preventivas.

Frio: Atenção com população mais vulnerável, como moradores de rua, idosos e crianças. 

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193. A Defesa Civil do Estado conta com atendimento de 24 horas, com equipes de prontidão. O telefone para contato é o (48) 4009-9816.

 

Maurício M. Pires

Coordenador Municipal de Defesa Civil

Imbituba – SC

defesacivil@imbituba.sc.gov.br

48 32552002

48 32552967

48 88480387