Nova Brasília ativa as primeiras câmeras de vigilância

Através de uma grande mobilização e diversas parcerias, mais duas câmeras de vídeo monitoramento começam a funcionar em Imbituba. Na noite desta quarta-feira, dia 29, o prefeito Beto Martins, juntamente com o comandante da Guarnição Especial da Polícia Militar de Imbituba, Major Evaldo Hoffmann e a associação de moradores de Nova Brasília, realizaram inauguração das duas primeiras câmeras do bairro.

Com uma grande parceria, o sinal das câmeras será enviada até o quartel da PM através da antena da rádio NBC FM que emitirá para a antena da rede de televisão Ric Record, e esse até a base. “Essas duas câmeras entram em funcionamento graças ao empenho de muita gente, que se superaram sobre os problemas que surgiram, principalmente a distância, e trazem mais um meio para contribuir com a segurança do bairro que é um dos que mais cresce em Imbituba”, ressalta o prefeito Beto Martins. A base fica a cerca de 5 km.

Com as seis câmeras do centro, agora são oito em Imbituba e outras três estão a caminho (duas delas serão destinadas ao bairro Vila Nova e a terceira servirá para uma unidade móvel para que a PM faça o monitoramento em grandes eventos). “A segurança em Imbituba vem recebendo nosso apoio e firmamos convênios para conquistas esse sistema, assim como veículos e outros benefícios, estamos cuidando do que é nosso” salienta Beto.

Para o presidente da associação, Sérgio Martins, as câmeras são uma importante ferramenta para o desenvolvimento do bairro. “Em alguns momentos chegamos a crer que não seriamos contemplados, e agradecemos ao major Evaldo pelo empenho e por dar mais tranquilidade e segurança para as pessoas investirem no bairro”, agradece.

O major Evaldo destaca que o sistema reduziu a criminalidade no centro. “As câmeras não são a solução para acabar com os crimes, mas são uma importante ferramenta. A prova disso é que não temos mais nem um grande arrombamento no centro da cidade desde 2010”, salienta Evaldo.

Uma das câmeras está instalada na praça do bairro e a outra na esquina de acesso a nova Unidade de Saúde do bairro. As outras câmeras de vigilância devem estar instaladas até o final desse ano. Representantes das entidades Acim (Associação Empresarial de Imbituba), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Polícia Civil, também participaram do ato.