PORTÊINERES CHEGAM NO PORTO DE IMBITUBA
O navio com os dois guindastes adquiridos pela Santos Brasil saiu da China no começo do mês de maio e nesse sábado atracou no Porto de Imbituba
Depois de 40 dias em alto-mar os novos equipamentos que prometem trazer mais tecnologia ao Porto de Imbituba chegaram na manhã desse sábado (18). Os Portêineres foram adquiridos pela Santos Brasil, arrendatária do Terminal de Contêineres e Carga Geral, no valor de US$ 15 milhões.
A ação faz parte de uma padronização operacional que a empresa deseja fazer em seus três terminais – Tecon Imbituba (SC), Tecon Vila do Conde (PA) e Tecon Santos (SP), que está entre os mais eficientes do mundo e atualmente o maior da América Latina.
Os novos guindastes são da fabricante chinesa ZPMC, tem capacidade de atender as maiores embarcações do mundo e operam simultaneamente dois contêineres de 20 pés ou um contêiner de 40 pés. Cada Portêiner tem capacidade de 65 toneladas em contêineres e a capacidade máxima para cargas especiais pode chegar a 80 toneladas. A aquisição desses equipamentos possibilitará ao Porto de Imbituba receber navios de geração Super Post Panamax. Além disso, os equipamentos têm 57 metros de lança, podendo alcançar até a 21ª fileira de contêineres de grandes embarcações.
“O Porto de Imbituba é um dos portos mais bem localizados e estratégicos do país. Com os investimentos feitos pela Santos Brasil nos últimos anos, o Terminal de Cargas e Contêineres (Tecon Imbituba) quer se posicionar entre um dos melhores do mundo e tão logo receber linhas da Ásia, Europa e Américas. Com todo o investimento, quem ganhará com isso é o Porto e o município de Imbituba como um todo ” disse o Administrador do Porto de Imbituba, Jeziel Pamato de Souza.
O investimento total previsto pela Santos Brasil para Imbituba é de cerca de R$ 440 milhões. O valor contempla o arrendamento do terminal (contrato de 25 anos com previsão de renovação para mais 25), obras civis para a construção de dois berços de atracação, aquisição de equipamentos portuários para movimentação de contêiner e capacitação de mão de obra local. Com a finalização das obras de ampliação do Porto de Imbituba, o inicio das operações dos Portêineres Super Post Panamax (previsto para agosto) e o aprofundamento do cais (este último com recursos da União), a fronteira do Sul de Santa Catarina será capaz de receber navios de 5ª geração, que operam as principais rotas da navegação internacional.
“A chegada desses portêineres é um marco importante tanto para a Santos Brasil quanto para a região sul. Com a finalização das obras de ampliação do terminal e os novos equipamentos, o Porto de Imbituba estará apto para a atracação de navios com 8.600 TEUS já no segundo semestre desse ano, beneficiando diretamente toda a comunidade, a indústria e a cadeia logística do Sul do pais” explica Bruno Figurelli, Superintendente do Tecon Imbituba.
Para o Prefeito de Imbituba, abrigar um Porto que está em pleno desenvolvimento é fundamental para que o Município se posicione como uma cidade pólo no sul do Brasil. “O Porto de Imbituba saiu da inércia e começou a receber investimentos importantes nos últimos anos. Com o aumento na movimentação de cargas, conseqüentemente, o Porto conseguiu melhorar seu conceito e a sua credibilidade no mercado. A chegada desses dois guindastes hoje faz parte de uma nova realidade que o Porto está vivendo e junto com isso vem o desenvolvimento para Imbituba” disse José Roberto Martins, Prefeito de Imbituba.
Além da aquisição dos equipamentos, a Santos Brasil investe na ampliação dos berços 1 e 2 do Porto de Imbituba. A primeira fase da obra contemplou a liberação de 300 m de cais, entregues em novembro do ano passado. Até o fim de outubro desse ano, as obras estarão concluídas e o terminal contará com 660 m de comprimento.
Já através de recursos do PAC 2, do Governo Federal, estão previstas duas importantes obras para o Porto. A primeira é a dragagem de aprofundamento do calado de 11 para 15 metros. A outra é a ampliação da VAP (Via Arterial Principal) que possibilitará uma maior trafegabilidade para caminhões que saem da BR 101 em direção ao Porto. Com uma posição privilegiada e estratégica, o Porto de Imbituba é um terminal diferenciado e a cada dia se mostra mais preparado para o mercado tanto nacional quanto internacional.