Imbituba mais segura com o sistema de videomonitoramento

Foi inaugurado ontem no quartel da Guarnição Especial da Polícia Militar de Imbituba o sistema de videomonitoramento.

Segundo o Secretário de Segurança Pública do Estado, André Luis Mendes da Silveira, Imbituba deu um exemplo para Santa Catarina de organização e comprometimento devido ao tempo recorde em que conseguiu concluir todo o processo desde a reivindicação do sistema à implantação das câmeras. “O Prefeito juntamente com as demais autoridades envolvidas estão de parabéns pela determinação e união que resultou na rapidez desta conquista”, enfatizou.

Na oportunidade o Secretário comunicou que o processo de licitação para construção da sede da Guarnição Especial da Polícia Militar de Imbituba finalmente irá sair do papel, Mendes disse que após ter sido motivado pelas lideranças do Município quanto ao empenho para aquisição do videomonitoramento, fez questão de pedir pessoalmente agilidade no processo que, segundo o Secretário, deverá ter sua ordem de serviço assinada ainda este mês.

O Prefeito Beto Martins aproveitou a ocasião para registrar a excelente atuação do Secretário André frente à Secretaria de Segurança Pública. “Desde que assumiu a pasta mostrou sua capacidade, não mandando recado ou prorrogando compromisso, pelo contrário, agindo e fazendo acontecer”, pontuou o Prefeito.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Major Evaldo Hoffman, ressaltou a importância das câmeras na cidade que terão monitoramento 24 horas. “Além de intimidar os marginais, a identificação será muito mais ágil”, observou.

Das seis câmeras, quatro estão instaladas na rua Irineu Bornhausen, nas esquinas com a avenida Beira Mar (próximo ao restaurante Marcão), João Rinsa, Nereu Ramos e Santa Catarina, e outras duas na esquina das ruas Ernani Contrin e Três de Outubro. O Comandante adiantou que há possibilidade de estender o monitoramento para até 20 câmeras, podendo ser ampliado para outras regiões da cidade.

O investimento do videomonitoramento foi de R$125 mil, uma parceria da Secretaria de Segurança Pública do Estado, Prefeitura, Polícia Militar, ACIM, CDL e OGMO. Cabe ressaltar ainda que grandes redes de loja, supermercados e agências bancárias irão arcar com os custos mensais de manutenção dos sistemas.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente da Câmara de Vereadores, Christiano Lopes e os vereadores Valmira Branco, Zeli Pires, Tiago Machado e Rogberto de Farias.