Alunos mostram consciência crítica na Olimpíada de Língua Portuguesa

Estudantes das escolas públicas de Imbituba surpreenderam e deixaram seus professores orgulhosos com a participação na Olimpíada de Língua Portuguesa, realizada no mês de setembro nos municípios de Santa Catarina. O resultado do concurso foi apresentado na terça-feira, 13 de setembro com a entrega de certificados aos vencedores na Secretaria Municipal de Educação.

Com o tema “O lugar onde vivo”, alunos do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio produziram textos para concorrer nas categorias Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião. O objetivo principal da olimpíada era fazer com que os estudantes refletissem e aprofundassem o seu conhecimento sobre a realidade em que vivem, além de estreitar os vínculos com a comunidade.

Entre os melhores textos, uma viagem ao tempo com a história de uma família tradicional de Imbituba, que nasceu no Engenho de Farinha, e uma crônica sobre as questões sociais e raciais vividas na cidade.

A Escola de Educação Básica João Guimarães Cabral, do bairro Vila Nova, foi premiada em duas modalidades: poema e crônica. Para a diretora, Celiane da Silva Felipe, o resultado vai além do desenvolvimento da escrita. “Acredito que a escola está cumprindo a sua função social, que é a de formar cidadãos conscientes. Nos enche de orgulho ver nossos alunos trabalhando o pensamento crítico e a escola é fundamental nesse processo”, comenta.

Saiba mais

A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é realizada em todo o país, através de uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social. Coordenado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, o projeto está em sua 5ª edição. O concurso pretende estimular o desenvolvimento da cidadania através da produção textual.

De acordo com a responsável pelo projeto em Imbituba, Nilcélia Lopes, na primeira etapa professores e gestores de cada escola definiram os melhores textos para participar da etapa municipal. “Selecionamos um texto de cada modalidade com uma comissão julgadora, composta por professores de português, escritores, profissionais pedagógicos e membros da Gerência Regional de Educação. Os vencedores vão concorrer na etapa estadual, ainda em outubro”, explica.

Confira os vencedores da etapa municipal:

Poema
A Maravilha das Dunas
Mateus Larroyd – EEB Joao Guimarães Cabral

Memórias Literárias
Naquele Tempo
Wesley Clemente dos Passos – EEB Prof Julieta Pavan Simões

Crônica
A crueldade da inocência
Daniele Souza Freitas Pacheco – EEB Joao Guimarães Cabral

Artigo de opinião
O lugar onde vivo
Letícia M. Rosa – EEB Prof. Gracinda Augusta Machado

*Evento ocorrido no dia 13/10/16 e publicado no dia 10/10/16 em virtude do período eleitoral.