Após vendaval Imbituba decreta situação de emergência

Nesta segunda-feira (17), após o vendaval que atingiu a região com ventos de mais de 90 km/hora durante o domingo (16), a Prefeitura de Imbituba decretou situação de emergência. A medida tem o objetivo de garantir auxílio complementar do estado ou da União para as ações de socorro e de recuperação. Foram prejudicados galpões e casas que ficaram destelhadas, mais de 20 quedas de árvores, além de muros, placas, vidros e paredes.

Em Imbituba o telhado de um galpão foi arrancado pelo vento e arremessado contra os cabos de alta tensão que alimentam a cidade, bem ao lado da subestação de energia, o que causou consequentemente a interrupção do abastecimento de água. A energia foi reestabelecida por volta das 17h de segunda para a maior parte da cidade. Nesta terça, alguns bairros ainda registram falta ou picos de energia e também desabastecimento de água, em especial nos bairros Vila Nova Alvorada, Ibiraquera e Vila Esperança.

O Hospital São Camilo sofreu danos no telhado e teve janelas quebradas, mas o atendimento segue normalmente, após os serviços de reparo e limpeza. De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Imbituba, Maurício Pires, as principais chamadas foram feitas nos bairros Centro, Vila Alvorada, Vila Nova Alvorada, Village, Paes Leme, Vila Nova, Porto da Vila, Campo d’Aviação, Boa Vista, Guaiúba, Roça Grande e Itapirubá.C

“Trabalhamos direto desde domingo, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e Voluntário. Nas áreas em que não foi reestabelecido principalmente a água potável, que as pessoas racionem o máximo possível e considere sempre a rede energizada”, alerta Maurício.

Para o prefeito Jaison Cardoso o momento é de cuidado e trabalho de recuperação. “As equipes da prefeitura estão trabalhando prioritariamente nas escolas, creches, retirada de árvores e desbloqueio de ruas para que a cidade volte a funcionar normalmente, agora já com água e eletricidade de volta. É importante que a cidade esteja unida para enfrentar essa adversidade”, afirma.

De acordo com a secretária de Agricultura, Pesca e Infraestrutura, Juliana Inácio, pelo levantamento feito com a equipe da secretaria os maiores danos foram em patrimônios particulares. Nas áreas públicas quedas de árvore e destelhamento estão entre os principais estragos. “As pessoas podem acionar a Seapi no telefone 3255-2002 para comunicar onde estão com problemas nos bairros, como árvores, postes, desbarrancamentos, para que possamos atuar com equipes de manutenção ou máquinas”, informa.

Para acompanhar a previsão da Defesa Civil basta acessar o site http://www.defesacivil.sc.gov.br.

O telefone de emergência da Defesa Civil é o 199 ou e dos Bombeiros o 193.

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil

As aulas foram suspensas nesta segunda-feira devido à falta de água e energia elétrica. Algumas escolas e creches já funcionaram normalmente na terça-feira, mas outras precisaram dispensar os alunos para realizar serviços de limpeza e manutenção. A partir desta quarta (19) todas as unidades de ensino devem voltar a atender normalmente. “As escolas Ugero Pittigliani, Belarminda de Souza Pires e José Vanderlei Mayer, só atenderão caso o abastecimento de água voltar ao normal nos bairros”, orienta a secretária de educação Michela Freitas.

Alertas da Defesa Civil

Nesta quarta-feira (19/10) persiste a condição de pancadas de chuva com descargas elétricas (raios) em todo o Estado e temporais com ventania e granizo isolado (rajadas em torno de 60 a 90 km/h), especialmente do Oeste ao Planalto e no Vale do Itajaí. Esta instabilidade está associada a uma massa de ar quente e úmido que predomina em SC.

Na quinta-feira (20/10) ainda há chance de temporais isolados na madrugada nas regiões Oeste, Meio Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, e no período da manhã e tarde nas demais regiões, por influência de um sistema de baixa pressão que desloca para o oceano. No decorrer do dia e no fim da semana, diminui a condição de temporais em SC.

Acompanhe diariamente os avisos meteorológicos diários e de curto prazo (2h a 3h de antecedência) nas redes sociais e páginas oficiais da Secretaria de Defesa Civil e Epagri/Ciram.

A Defesa Civil não confirma nenhuma aproximação ou formação de tornado para a Região Sul do Estado. Também não solicitou nenhuma evacuação. A Secretaria de Estado da Defesa Civil pede que todos acompanhem as informações oficiais no site e redes sociais do órgão e não acreditem em boatos que surjam nas redes sociais. Pessoas mal intencionadas se aproveitam do momento para gerar caos.

Recomendações da Defesa Civil SC

Tempestades com descargas elétricas (raios) e ventos fortes: Proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se, o banheiro em alvenaria é o melhor local durante uma tempestade!

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros no número 193.