Em 45 dias, mais de 1000 pessoas já visitaram o Museu Nacional da Baleia Franca

Desde a reinauguração, no início de maio, o Museu Nacional da Baleia Franca tem recebido grande movimentação de visitantes. Em 45 dias (a reinauguração ocorreu em 28/02), mais de mil pessoas passaram pelo local e assinaram o caderno de visitas.

 

Mas, segundo a organização, estima-se que esse número seja ainda maior, pois, muitos alunos visitaram o local com as turmas de escola e não assinaram o registro de presença.

 

O Museu Nacional da Baleia Franca passou por uma grande reforma, com direito a substituição da armação de madeira, recuperação das partes, elétrica e hidráulica, bem como, a reestruturação da área externa do prédio.

 

Cerca de R$ 600 mil reais foram investidos na reforma geral. Metade, investida pelo município, e, a outra metade, pelo Governo do Estado. O espaço conta com ferramentas utilizadas na pesca da baleia e ossos de mamíferos.

 

Todo o acervo estava guardado na sede do Instituto Australis/Projeto Baleia Franca e retornou ao barracão que leva o nome de um dos últimos baleeiros de Imbituba e promotor ativo na conservação da espécie, Manoel Rosa.

 

O Museu Nacional da Baleia Franca, que é tombado pelo Patrimônio Histórico Municipal, fica aberto entre terça-feira à sábado, das 09 às 17 horas.

 

Semana Nacional dos Museus

 

Dia 18 de maio será celebrado o “Dia Internacional dos Museus”, com o objetivo de destacar a importância dos museus como espaços que promovem o bem-estar e a sustentabilidade. Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) realizará, em todo o país, a Semana Nacional de Museus.