Há 38 anos, professora de Imbituba se dedica a alfabetização
Neste sábado, dia 15 de outubro, é comemorada uma data muito especial. Um dia criado para homenagear aqueles que são responsáveis pelo desenvolvimento dos seres humanos – da infância a fase adulta. O professor alfabetiza, compartilha ferramentas e mostra o caminho para o crescimento profissional.
A profissão exige muito do professor. Na maioria das vezes, mais tempo do que ele passa em sala de aula. É muita dedicação, mas, também, muito amor pela profissão. Dona Marileia da Silva Querino Alves é um desses exemplos.
Há 38 anos, ela trabalha na Rede Municipal de Ensino de Imbituba. Formada em magistério, começou a carreira lecionando no 1º ano da Escola Municipal Padre Itamar Luiz da Costa, no bairro Guaiuba,
“A minha inspiração para exercer a profissão de educadora veio das brincadeiras de escolinha ainda na infância, com as minhas irmãs. Eu cresci e a vontade só aumentou. Então, cursei o magistério e me formei professora em 1984”, disse dona Marileia.
O foco da professora é a alfabetização, etapa do ensino que sempre a encantou. “Aprender a ler e a escrever é um momento único e marcante na vida de uma criança. Eu não faço ideia de quantos alunos eu já ensinei, mas, tenho a felicidade de ter podido contribuir no processo de desenvolvimento de cada um deles”, complementou a professora.
Dona Marileia é um exemplo entre 563 professores na Rede Municipal de Ensino, que são dedicados e merecem todo o reconhecimento ao longo dos 365 dias do ano. Atualmente, cerca de 4300 alunos recebem os ensinamentos destes docentes em nove escolas e 16 centros de educação infantil de Imbituba.