Município faz mutirão de atendimento para o CadÚnico

A Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria de Assistência Social e Habitação (SEASH), realizou, no último sábado (30), no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do Bairro de Nova Brasília, o mutirão de atendimento para o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal para os programas sociais.

 

Os atendimentos foram previamente agendados pelas equipes da SEASH, de acordo com uma lista de espera das famílias cadastradas no CRAS Norte.

 

Para o mutirão, 46 famílias foram agendadas para o atendimento, mas, somente 41 compareceram.

 

O CadÚnico, como é popularmente conhecido, tem como objetivo identificar e caracterizar as famílias de baixa renda, permitindo que o governo conheça melhor a realidade socioeconômica da população.

 

O cadastro também é utilizado como base para o acesso aos programas sociais, tais como, Auxílio Brasil (antigo Bolsa Família), Tarifa Social de Energia Elétrica, Isenção de Taxas em Concursos Públicos, Carteira do Idoso, entre outros.

 

Podem se inscrever no CadÚnico as famílias de baixa renda, que ganham até meio salário mínimo por pessoa, ou, as famílias que recebem até três salários mínimos como renda total mensal.

 

O objetivo do mutirão, segundo a secretária Stela Lane Napoleão foi dar uma resposta à população que aguardava pelo atendimento.

 

“Temos uma demanda cada vez maior, principalmente, na região do CRAS Norte, que atende a população dos bairros, Village, Vila Nova Alvorada, Vila Alvorada, Ribanceira, Vila Esperança, Mirim, Campestre, Nova Brasília, Sambaqui, Arroio, Alto Arroio, Arroio do Rosa, Ibiraquera, Araçatuba e Penha”, disse a Secretaria de Assistência Social e Habitação.

 

Essa não é a primeira vez que o município realiza ações como essa finalidade. A possibilidade de novos mutirões não está descartada.