SEDETUR oferece oficina de preparação para Redação do Enem

Os alunos de segundo e terceiro ano da Escola Estadual de Educação Básica Engenheiro Álvaro Catão participam de mais uma ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (Sedetur). Na manhã dessa terça-feira (21), foi iniciada a Oficina de Redação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A nota da redação no Enem tem peso 3 e uma boa avaliação pode garantir vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), em universidades públicas, ou pelo Programa Universidade para Todos (Prouni) nas universidade e faculdades particulares. “Nosso objetivo enquanto Secretaria de Desenvolvimento Econômico com esta oficina é qualificar a mão de obra da cidade. Investir nos jovens é um dos caminhos”, contextualiza o secretário da Sedetur, Alex Bondan.

A E.E.B. Álvaro Catão já recebeu a equipe da Sedetur, juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empreendedor (Sebrae), para o curso Academia de Inovação. Uma bolsa de estudos integral foi sorteada no final da ação, bem como outros prêmios.

A Oficina de Redação do Enem na Escola Estadual João Guimarães Cabral de Vila Nova e agora foi iniciada no bairro Vila Nova Alvorada (Divineia). “Muitas prefeituras esquecem do jovem quando ele ingressa no Ensino Médio, já que a competência é do Governo do Estado, mas nós estamos atentos e preocupados com os nossos adolescentes”, complementa Bondan.

A professora Josélli Martins é gerente de projetos na Sedetur e comanda a oficina. Ela explica que a redação do Enem vai além de simplesmente escrever 30 linhas. “É preciso saber interpretar o tema, escolher os melhores argumentos e entender toda a estrutura do tipo de redação pedida. Nosso papel é trabalhar durante o ano, para que os jovens se sintam preparados e seguros tanto para realizar o Enem, como para seguirem a carreira que almejam”.