Secretaria de Saúde divulga planejamento para 2024

Nesta quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Saúde – SEMUSA realizou uma Coletiva de Imprensa na Sala de Reuniões da Prefeitura de Imbituba. O Secretário de Saúde, Emanoel Matos destacou as realizações da pasta em 2023 e divulgou o Planejamento de ações para 2024.

Um dos principais objetivos da Secretaria é a conclusão da Unidade de Hemodiálise no Hospital São Camilo, o que impactaria diretamente na vida de pacientes que hoje precisam se deslocar à Tubarão, três vezes por semana para realizar o procedimento. “A Unidade irá beneficiar muitos pacientes de Imbituba e região sendo uma evolução muito grande no tratamento”, destacou Emanoel.

A Secretaria também pretende finalizar o projeto de melhorias nas alas de Urgência e Emergência do Hospital São Camilo, além de implantar uma ala de Psiquiatria. “Este ano conseguimos mudar o porte do Hospital de 2 para 3, e pretendemos elevar para 4, trazendo mais recursos para o São Camilo. Hoje a Prefeitura repassa para o Hospital R$ 472 mil reais”, comenta o secretário.

Para o SAMU, a Secretaria pretende construir uma base própria no Porto da Vila. Em 2023, com a qualificação do SAMU de Imbituba, houve um aumento de 140% do repasse do Governo Federal, foi adquiria uma nova ambulância além de investimentos como a entrega de novos EPIs.

A Saúde pretende iniciar as obras de uma Unidade Básica de Saúde no bairro Village, adquirir um terreno para a Unidade de Guaiúba, adquirir o prédio da Unidade de Itapirubá, reformar e ampliar a Unidade do Campo da Aviação e reformar a Unidade da Vila Santo Antônio. “Também pretendemos, ao finalizar as obras da Policlínica Central, unificar os serviços do Centro de Especialidades Odontológicas, CEREM e vacinação, na Policlínica”, ressaltou o secretário. Em 2023 foram reformadas e ampliadas as Unidades dos bairros Ibiraquera, Arroio, Alto Arroio, Sambaqui, Mirim, Divineia e Itapirubá.

Hoje, todas as unidades de Saúde possuem um médico. Em 2023 foram contratados oito além do recebimento de cinco médicos pelos Programas Federais. A Secretaria também pretende adquirir cinco novos veículos para o TFD – Tratamento Fora de Domicílio, um para a Epidemiologia e um para a Vigilância Sanitária.

“A Secretaria de Saúde é uma das pastas mais complexas, mas com uma ótima equipe, pegando junto conseguimos atingir nossos objetivos e buscar a realização de muito mais pela população em 2024”, destaca Emanoel.