Primeiros 30 dias de governo são destaque em coletiva de imprensa da nova gestão
Nova gestão apresenta balanço do primeiro mês e anuncia medidas para reestruturação da administração municipal
A coletiva aconteceu na manhã desta quinta-feira (30), na Prefeitura Municipal de Imbituba, onde foram apresentados os principais avanços e desafios enfrentados pela nova administração nos primeiros 30 dias de governo.
Situação encontrada pela nova gestão
De acordo com o Prefeito Municipal Michell Peninha, a situação é muito pior do que se imaginava, com obras paralisadas, secretarias sucateadas, dívidas, descaso. “Recebemos a cidade totalmente negligenciada, abandonada, com equipamentos e maquinário destruídos. Claro que queremos falar de presente e futuro, mas não podemos esquecer do passado, para que ele nunca mais se repita. O nosso governo é transparente, e é assim que sempre será. Todas as nossas ações serão de conhecimento público. A cidade já mudou”, enfatizou o prefeito.
Finanças e dívidas
A nova gestão identificou um déficit financeiro significativo, com informações preliminares apontando:
- Déficit de aproximadamente R$ 2 milhões;
- Dívidas com fornecedores estimadas em R$ 3 milhões.
O levantamento completo será concluído no final de fevereiro, quando se terá uma visão mais detalhada do endividamento geral. Não está descartada a possibilidade de uma auditoria.
Receita e orçamento
- Receita do município em 2024: R$ 342 milhões;
- Orçamento projetado para 2025: R$ 388 milhões.
Decretos assinados
Destaque também para a assinatura de dois decretos, o de Nº 01/2005, de 06/01/25, que extinguiu o trabalho remoto, e o de Nº 004, de 14/01/25, que define o calendário de feriados e acaba com o ponto facultativo na Prefeitura Municipal.
Agilidade e desburocratização
O prefeito enfatizou ainda a necessidade da desburocratização para facilitar a vida do cidadão. “Nós não podemos admitir a lentidão da máquina pública, como estava, com processos atrasados, fila de espera, mal atendimento à população. Isso não vai mais acontecer”, disse.
Reforma administrativa
Outro destaque foi a reforma administrativa com redução de 100 cargos comissionados e gratificados, e diminuição de níveis hierárquicos de 10 para 5. O foco é a profissionalização do trabalho público, com visão a longo prazo, profissionais qualificados e dedicados para uma gestão mais eficiente. Com a nova estrutura, o governo municipal tem agora 10 secretarias, uma a menos que a antiga administração, além da Procuradoria e Controladoria Geral do Município, Samae, e o Gabinete do Prefeito e da Vice-prefeita.
Presença de autoridades
Todos os secretários estiveram presentes na coletiva, bem como, os vereadores da base do governo, Darlan Back, Eduardo Faustina, Matheus Gelinski, Rafael Mello e Paulo 7.
“Fechamos os primeiros 30 dias trabalhando muito, chegando cedo e saindo tarde, colocando a casa em ordem. Sabemos que temos muito trabalho pela frente, vontade e dedicação não nos falta, como já disse anteriormente, a cidade já mudou”, finalizou o prefeito Michell Peninha.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência