Prefeito se reúne com Secretaria de Saúde do Estado para discutir repasses para a região

Nesta segunda-feira (13), o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior participou de reunião com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, onde foram discutidos vários assuntos, entre eles o repasse de recursos para os Consórcios de Saúde.

Rosenvaldo estava como vice-presidente da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde de Santa Catarina – ACISSC, acompanhado de demais representantes do Consórcio e do COSEMS – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina.

Na última semana foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), a Lei Estadual nº 18.861/24 que garante recursos do Governo do Estado para os 15 consórcios já consolidados. A reunião desta segunda-feira serviu para alinhar estes recursos à necessidade dos municípios.

“A reunião foi muito produtiva onde discutimos sobre repasses de recursos do Estado para os consórcios. Investimento para a saúde de nossa população, além de ações integradas com a Saúde do Estado, Consórcios e Municípios”, destacou Rosenvaldo.

A nova lei garante o repasse anual do Governo do Estado de R$30 milhões para os consórcios de saúde. Os pagamentos serão realizados de acordo com o critério população criando faixas de repasse.

“Os consórcios são uma ferramenta que garante apoio aos municípios para a realização de procedimentos, como consultas especializadas e exames. A nós do estado, cabe a preocupação da garantia do acesso às médias e altas complexidades”, afirmou Carmen Zanotto.