Obra do governo federal foi concluída com recursos próprios
O prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior e a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Rafaela Pereira de Mello, vem à público prestar esclarecimentos à população, sobre notícia veiculada no município onde menciona que a Prefeitura de Imbituba perdeu verbas federais para obras na educação.
O prefeito destaca que cerca de R$ 1,4 milhão, destinados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, era destinado para a construção da Creche Sargento Antônio do Reis, no Centro de Imbituba. “A prefeitura recebeu mais de 80% do valor da obra no governo anterior, que permaneceu 11 anos sem ser concluída. Ao assumirmos o governo, aplicamos do caixa da prefeitura o valor necessário para finalizar a obra, concluída em 2022 e que hoje recebe cerca de 230 crianças”, explicou o Prefeito.
O valor publicado na tabela que circula nas redes sociais trata-se do valor total da obra. Na referida obra 88,24% foi realizada com recurso federal, e 11,76% com recursos próprios, onde já foi solicitado ao governo federal o reembolso desse valor. Não houve perda de recursos federais, pois o que foi liberado foi usado ainda no governo anterior, que não chegou a concluir a creche”, destacou a Secretária Rafaela
O valor liberado era somente para a obra da Creche Sargento Antônio, não seria possível aplicar em outro local. “Agora, buscamos o ressarcimento para que o recurso possa ser usado pelo município em outras obras pela educação em Imbituba”, destacou Rosenvaldo.
Segundo a secretária Rafaela Pereira de Mello” Foi pensando no bem estar das crianças, no aumento do número de vagas e atendimento às famílias que a tomada de decisão junto ao prefeito municipal, foi concluir a obra com recursos próprios do município, acelerando a conclusão de uma obra que se arrastava há anos.”