Alunos do projeto “Protetor Ambiental” participam de trilha guiada à Caixa D’Água

Os alunos do curso Protetor Ambiental (PROA) realizaram, nesta semana, uma trilha guiada até a Caixa D’água, no bairro Paes Leme. A ação, faz parte de um projeto piloto do Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente de Imbituba (SEMA).

 

“Trata-se de uma trilha interpretativa, com o intuito de fortalecer a percepção de crianças e jovens sobre a biodiversidade da Mata Atlântica, de modo que possam despertar o interesse pela preservação do bioma”, destacou a bióloga da SEMA, Rafaela Cardoso Ramos.

 

Ao todo, 30 jovens que fazem parte do PROA. São alunos das redes, municipal e estadual de ensino, e as aulas são ministradas por profissionais da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que tem sede em Laguna.

 

“O PROA é um programa voltado para adolescentes de 12 a 14 anos de idade, com atividades ligadas ao meio ambiente. São aulas teóricas e práticas de preservação, com foco na legislação ambiental. Temas voltados para os problemas sociais também fazem parte do cronograma”, explicou o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel.

 

Na trilha, os protetores foram acompanhados pela monitora do projeto, por um socorrista do Corpo de Bombeiros e pela mãe de dois alunos. O grupo foi guiado pela equipe de biólogas da Secretaria do Meio Ambiente, que explicou, ao longo do trajeto, a biodiversidade local e destacou curiosidades acerca das espécies encontradas no caminho.