Alunos ajudam a produzir prato típico da cultura açoriana

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Alceu Rochadel, do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia), vivenciaram, esta semana, uma experiência gastronômica.

A turma do Infantil 1 acompanhou a servente e merendeira do município, Adriane Farias, na produção, passo a passo de uma Bijajica. A comida típica açoriana é feita a base de mandioca e amendoim.

Além de saborearem o delicioso prato, os alunos também levaram a receita para casa, para fazer com a família.

“É muito gratificante levar a nossa cultura para as crianças. Eu, que venho de uma família açoriana, cresci vivenciando essas atividades e, hoje, em meio a tantas tecnologias, levar essa vivência para as crianças me deixa muito realizada”, comentou Adriane Farias, servente e merendeira vinculada à Superintendência Municipal de Cultura.

Esse é um projeto pioneiro, desenvolvido pela CMEI Alceu Rochadel. Em virtude do sucesso, a Superintendência Municipal de Cultura levará, em agosto, a experiência gastronômica para outras creches municipais.

Em alusão ao Dia do Imigrante Açoriano, que é comemorado em 09/08, Adriane visitará outras instituições de Imbituba, como forma de ampliar o projeto.

“É muito importante a integração entre educação e cultura, pois, em atividades como essa nós criamos memórias afetivas e contribuímos para a permanência da nossa identidade cultural. É a cultura local caminhando junto com a educação do nosso município”, destacou a Superintendente Municipal de Cultura, Alessandra Santos.