Imbituba realiza a 11ª Conferência Municipal da Assistência Social

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) realizou, nesta quarta-feira (28), a 11ª Conferência de Assistência Social Municipal, com o tema: “O SUAS que temos e o SUAS que queremos”.

Participaram do evento toda a equipe técnica da SEASH, representantes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), da Secretaria Municipal de Saúde (SEDUCE), da Secretaria Municipal de Fiscalização e Controle Urbano (SEFIC), bem como, representantes da Polícia Militar e demais membros da sociedade civil.

A palestra foi ministrada pela conferencista Luziele Tapajós que, entre 2004 e 2015 fez parte do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A palestrante trabalhou na área de avaliação, monitoramento e gestão da informação no campo das políticas sociais brasileiras.

A proposta do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) é reconstruir o Serviço Único da Assistência Social (SUAS) em todo o país. O SUAS garante a proteção social aos cidadãos, por meio do apoio a indivíduos, famílias e à comunidade, no enfrentamento das dificuldades, com base em serviços, benefícios, programas e projetos.

“Em momento de grandes fragilidades, como uma situação de calamidade pública, essa é uma política que deve estar acessível a todos os cidadãos. E são nesses momentos que o SUAS se destaca, como vimos no período de crise social agravada pela pandemia da Covid-19, onde vários brasileiros, mesmo que temporariamente, se tornaram usuários da Política de Assistência Social, ou seja, usuários do SUAS”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão.