Imbituba terá Conferência Municipal da Assistência Social na próxima semana

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) fará, na próxima quarta-feira (28), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social de Imbituba. O evento será realizado no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Nossa Senhora Imaculada Conceição, no Centro.

 

A conferência contará com a presença de Luziele Tapajós que, entre 2004 e 2015 fez parte do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A conferencista trabalhou na área de avaliação, monitoramento e gestão da informação no campo das políticas sociais brasileiras.

 

A Conferência terá início às 08h30 e seguirá até às 18 horas. Segundo o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), na edição deste ano o objetivo será a “Reconstrução do Sistema Único da Assistência Social (SUAS)”. 

 

O SUAS garante a proteção social aos cidadãos, por meio do apoio a indivíduos, famílias e à comunidade no enfrentamento das dificuldades, com base em serviços, benefícios, programas e projetos.

 

“Em momento de grandes fragilidades, como uma situação de calamidade pública, essa é uma política que deve estar acessível a todos os cidadãos, e são nesses momentos que o SUAS se destaca, como vimos no período de crise social agravada pela pandemia da Covid-19, onde vários brasileiros, mesmo que temporariamente, se tornaram usuários da Política de Assistência Social, isto é, usuários do SUAS”, destacou a Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão.

 

A Conferência será um espaço de escuta e análise da realidade atual. “Será a oportunidade de participação na melhoria da realidade enfrentada nos dias de hoje. Por isso, temos a honra de convidar todos os cidadãos de Imbituba a participar deste momento decisivo, juntamente com a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)”, destacou a Gestora Organizacional do Controle Social de Imbituba, Edna dos Santos Souza Demétrio.

 

Podem participar como delegados da conferência, com direito a voz e voto, os representantes de usuários do SUAS, os representantes de trabalhadores do SUAS, os representantes de entidades de assistência social, os representantes de políticas setoriais do governo de Imbituba e os representantes de conselhos de direitos e políticas setoriais.

 

As inscrições de delegados podem ser feitas através do formulário disponibilizado no link, https://forms.gle/XsgjXQ7JvLv7Q1Pf9.

 

Os cidadãos poderão se credenciar no dia do evento e participar como observadores, com direito à manifestação.