Programa “Família Acolhedora” está com inscrições abertas
O Serviço de Acolhimento Acalento, vinculado a Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH), está com as inscrições abertas para o programa “Família Acolhedora”. O serviço é destinado ao cuidado de crianças e adolescentes afastados temporariamente das famílias, por motivo de negligência, violência ou por determinação judicial.
“Por um tempo determinado, a família acolhedora recebe a guarda do acolhido e o acompanha em todas as atividades regulares, até o momento em que a família de origem tenha condições de recebê-lo novamente ou que ele seja encaminhado à adoção”, disse a assistente social Kellen Goes.
Segundo a Secertária Municipal de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão, em um ambiente familiar, as crianças e adolescentes têm mais referências e um convívio que pode ajudar no desenvolvimento da saúde física e mental.
Para participar do programa “Família Acolhedora” os interessados, independentemente de gênero, etnia ou estado civil, devem ter 25 anos ou mais e ser residentes em Imbituba. Além disso, não podem ter antecedentes criminais, devem demonstrar disponibilidade de tempo, interesse na disponibilidade de proteção e amor às crianças e adolescentes, bem como, não ter inscrição no cadastro de adoção do Juízo da Infância e Juventude.
As famílias, aprovadas para ingressar no programa, recebem um valor de auxílio, que é calculado de acordo com cada caso. A família acolhedora será acompanhada por assistentes sociais e psicólogos da SEASH, que preparam as pessoas para o recebimento da criança ou do adolescente. O acompanhamento ocorre, também, durante todo o período de acolhimento.
Para saber mais sobre o assunto, os interessados podem entrar em contato através do telefone, (48) 3255-4463 ou (48) 9 9993-1881.