Teatro Usina sedia Festival Internacional de Cinema Ambiental
O Teatro Usina, no Centro de Imbituba, recebeu, na última sexta-feira (02), o Festival Internacional de Cinema Ambiental/FICA. Cerca de 80 alunos da Escola de Educação Básica Frederico Santos, de Paulo Lopes, prestigiaram o evento. O FICA buscou promover a reflexão e o debate acerca da temática socioambiental e o desenvolvimento sustentável.
Os filmes exploraram diferentes aspectos do cinema ambiental, abordando temas relacionados a cidade, ao campo, as terras indígenas e as florestas. As produções buscaram chamar a atenção as mudanças que podem ser geradas nesses espaços, com a articulação de novas possibilidades de desenvolvimento ligadas a preservação ambiental, a diminuição de consumo e a crítica ao sistema de produção capitalista.
O Teatro Usina e o Museu Nacional da Baleia Franca têm recebido alunos de escolas de toda a região.
Os dois espaços culturais foram recém reformados e o Museu da Baleia, no bairro Vila Alvorada (Aguada) já recebeu mais de mil alunos desde areinauguração em maio.
“O Museu vem recebendo alunos das cidades de Palhoça, Tubarão, Laguna, Garopaba e Imaruí. Nós temos excelentes espaços culturais que atraem visitantes de toda a região e conseguem abrir espaço para eventos como o Festival de Cinema. Assim, as pessoas tem contato com a nossa história e principalmente, podem prestigiar eventos culturais de qualidade”, destacou a Superintendente Municipal de Cultura, Alessandra Santos.