Programa “Protetor Ambiental” tem início no Museu da Baleia Franca

A Prefeitura Municipal de Imbituba, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMA), e em parceria com a Polícia Militar Ambiental, iniciou, na última quarta-feira (03), as aulas do programa “Protetor Ambiental” (PROA). As capacitações ocorrem no Museu da Baleia Franca, em Vila Alvorada (Aguada).

Ao todo, participam do programa 30 jovens das redes, municipal e estadual, de ensino. As aulas são ministradas por profissionais da 3ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, que tem sede em Laguna.

O PROA é um programa voltado para adolescentes de 12 a 14 anos de idade, com atividades ligadas ao meio ambiente. São aulas teóricas e práticas de preservação, com foco na legislação ambiental. Temas voltados para os problemas sociais também fazem parte do cronograma.

“É muito importante a concretização deste projeto com os jovens, bem como, difundir a educação ambiental como forma de mudança de comportamento das pessoas e, principalmente, resgatar e exercer a cidadania na sua plenitude”, disse o Secretário Municipal do Meio Ambiente, Marcelo Pinho Maciel.

Os alunos Protetores serão capacitados para atuarem como multiplicadores e defensores do meio ambiente e contribuir para a complementação da educação que recebem de seus pais e responsáveis. O programa acontecerá todas as quartas-feiras durante a tarde no Museu da Baleia-Franca e vai até o final de 2023.