BRDE e Prefeitura de Imbituba firmam parceria para o desenvolvimento de projetos

Com o objetivo de apoiar iniciativas importantes nos municípios catarinenses, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e a prefeitura de Imbituba, firmaram, nesta quarta-feira (07), um acordo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos e estudos preparatórios para a concessão de ativos e Parcerias Público-Privadas (PPPs).

O projeto tem como primeiro objeto a estruturação de uma parceria para a modernização do sistema de iluminação pública. A iniciativa prevê a substituição dos pontos de luz por lâmpadas de tecnologia de LED, que garantirá maior segurança à e maior economia no consumo de energia elétrica.

O objetivo é que o BRDE e os parceiros do banco façam as avaliações e estudos necessários para que a prefeitura tenha subsídios técnicos para tomada de decisão. “Essas parcerias nos aproximam das necessidades dos municípios, o que traz impacto direto na melhoria de vida da comunidade. Além da oferta de crédito, o banco é parceiro na estruturação dos projetos para que os resultados sejam alcançados na prática”, ressaltou o vice-presidente e diretor de Acompanhamento e Recuperação de Créditos, Marcelo Haendchen Dutra.

Imbituba será a primeira cidade a estruturar uma PPP junto ao BRDE em Santa Catarina. A intenção do banco é também se especializar nesse tipo de serviço. “Um ponto a ser mencionado é ter, junto ao município, o apoio de uma instituição renomada como o BRDE, que tornará viável os investimentos nesta área tão importante”, destacou o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Na reunião, foi apresentada a qualificação do corpo técnico do banco que irá tratar do assunto, além das vantagens ao conceder parte da gestão e da responsabilidade pela manutenção e melhorias da iluminação pública para a iniciativa privada.

“Os projetos de concessões e participação privada nos negócios públicos exigem estruturação complexa, por ser necessária a elaboração de estudos técnicos de diferentes ramos de conhecimento, bem como, estabelecer atratividade para o setor privado com a garantia da qualidade dos serviços a serem prestados. Neste aspecto, o BRDE aparece como um parceiro para concretização dos projetos”, reforçou o diretor financeiro, Eduardo Pinho Moreira.

Como representante da Prefeitura de Imbituba, também participou do ato de assinatura o Procurador-Geral do Município, Kadyr Sebolt Cargnin. Do BRDE, estiveram na agenda o Superintendente da Agência de Florianópolis, Marcone Souza Melo, o Gerente de Operações, Júlio Gustavo Pontes de Oliveira, e assessores da diretoria.