Fachada do Museu da Baleia Franca é vandalizada

O Museu da Baleia Franca, localizado no bairro de Vila Alvorada (Aguada), que passou por uma reforma geral recentemente e seria reaberto nos próximos meses, sofreu com a ação de vândalos nesta sexta-feira (04). Boa parte da fachada do prédio foi pichada.

 

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), já pediu o auxílio da Polícia Militar (PM) para a fiscalização do espaço público. Um Boletim de Ocorrência (BO) será aberto junto a Polícia Civil para as devidas investigações.

 

As obras de recuperação do Museu da Baleia Franca contemplaram a recuperação de toda a estrutura do telhado, bem como, a substituição da parte elétrica. Além disso, a área externa do prédio recebeu um pavimento de concreto, para melhor receber os visitantes.

 

No projeto, está prevista uma instalação moderna, com espaço adequado para receber os visitantes e uma área para formação de alunos, mediante a realização de cursos, palestras e outras atividades educacionais relacionadas à preservação da Baleia Franca.

 

No prédio, fechado desde 2017 por conta de problemas estruturais, eram guardados alguns dos artefatos utilizados na pesca da baleia. Em virtude da interdição, parte do acervo foi transferida para a sede do Projeto ProFranca, na Praia de Itapirubá, onde pode ser visitado, conforme calendário e horários estabelecidos pela instituição. Depois que as obras forem concluídas, todas as peças retornarão ao prédio do museu.