Escola municipal realiza projeto de leitura com o tema “Anita Garibaldi”

Um projeto, desenvolvido com as turmas de 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Professora Terezinha Pinho de Souza, do bairro Arroio, em Imbituba, tem despertado o habito da leitura nos alunos.

 

Os professores utilizam as histórias de Anita Garibaldi, a Heroína dos Dois Mundos, para estimular o interesse dos estudantes e, ao mesmo tempo, resgatar a cultura catarinense.

 

A ideia partiu das professoras, Karen Gomes Vogel (regente) e Fabiana de Souza. Como Anita Garibaldi faz parte da história de Imbituba, por ter participado, aqui, da primeira “Batalha de Fogo”, em 1839, porque não explorar e desenvolver o tema entre os alunos?

 

Ao longo do ano, os estudantes tiveram contato com diferentes textos relacionados a temática. Alguns, envolvendo a história do município, outros, fragmentos de cartas escritas por Anita Garibaldi, bem como, diferentes livros sobre a vida e a história da heroína.

 

Para potencializar as práticas de leitura realizadas em sala de aula, foram desenvolvidos estudos e atividades interdisciplinares nas aulas de língua portuguesa, artes, história, geografia e ensino religioso.

 

O projeto também realizou a proposta “Mala de Garupa de Anita Garibaldi”. Nela, através das obras literária, houve a interação (lúdica e artística) com as famílias dos alunos.

 

As crianças levavam para a casa os livros: “Anita, para pintar e bordar” (Cida Dias), O Batismo de Fogo de Anita Garibaldi em Imbituba (Alba da Rosa Vieira), O Livro de Anita (Elda Zim), e Dois Mundos e uma Rosa para Anita (Adílcio Cadorin e Andrea Antonioli).

 

Os alunos registraram as experiências com os familiares e compartilharam com os colegas em sala de aula.

 

E para encerrar, com chave de ouro, as atividades do projeto de leitura em 2022, na próxima segunda-feira (07), as professoras levarão as crianças ao Teatro Usina, no Centro, para um evento com contação de histórias e atividades de artes e musicalização.