Imbituba prepara Mostra de Cinema da Consciência Negra
A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH), fará, entre os dias 20 e 22 de novembro, a Mostra de Cinema da Consciência Negra. O evento, gratuito, será no Museu Usina e integrará a campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher”, vinculada as Organizações das Nações Unidas (ONU).
No Brasil, as ações alusivas aos 16 Dias de ativismo iniciam, justamente, em 20 de novembro, no Dia da Consciência Negra.
“O nosso objetivo é que os homens de Imbituba resgatem o respeito pelas mulheres, já que, hoje, cerca de 480 medidas protetivas estão ativas na cidade. São dados que colocam Imbituba entre as cidades de Santa Catarina com altos índices de casos relacionados a violência contra a mulher”, disse o Superintendente Municipal dos Direitos Humanos, Alex Bondan.
Segundo o curador da mostra, Allende Renk, serão apresentados filmes relacionados a consciência racial. “A obra de arte tem o poder de fazer uma conexão entre os sujeitos. Um filme que se coloca contra uma estrutura preconceituosa, é um filme que convida o mundo a fazer o mesmo”, enfatizou Allende Renk.
Programação da Mostra de Cinema de Imbituba:
20/11/22 (domingo) – Dois filmes e roda de conversa – a partir das 16 horas.
21/11/22 (segunda-feira) – Cinema e roda de conversa com os alunos da Rede Municipal de Ensino– a partir das 15 horas.
22/11/22 (terça-feira) – Sessão de cinema às 15 horas e apresentação da Cia Desmontagem Cênica, às 19 horas.