Rota da Baleia Franca recebe operadoras de turismo de cinco estados

Um dos destinos turísticos mais consolidados do Estado, a Rota da Baleia Franca (RBF), está recebendo, nesta semana, 10 operadoras de turismo de cinco estados do país: Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Ceará. O grupo fica na região até a próxima sexta-feira (07), para acompanhar o auge da temporada das Baleias Franca.

É nesta época do ano que as gigantes do mar dão à luz e amamentam os seus filhotes nas águas do litoral sul catarinense. Este é um dos poucos locais do mundo em que é possível observar os animais em terra firme, sem a necessidade do uso de embarcações.

A Rota da Baleia Franca, da qual os profissionais das 10 operadoras de turismo estão conhecendo, tem 60 quilômetros de litoral entre Laguna, Imbituba e Garopaba. A composição da RBF e dos núcleos de turismo é formada pelas prefeituras de Imbituba, Laguna e Garopaba, bem como, pelo Sebrae/SC.

“O objetivo da parceria é a promoção do destino, sempre em busca de novas estratégias para o desenvolvimento sustentável do território, com ações de fortalecimento e promoção do produto turístico “Rota da Baleia Franca”. Desta vez, nosso foco são as operadoras de turismo, que na cadeia produtiva do turismo são responsáveis por montar os pacotes ou produtos que serão comercializados pelas agências de viagens de vários lugares do Brasil”, explicou a gerente de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

Os agentes de turismo estão participando de um amplo roteiro, que inclui trilhas e passeios para a contemplação das belezas naturais dos municípios. Além disso, eles também conhecerão os aspectos da cultura e da história da região. Mas, a gastronomia não poderia ficar de fora do pacote. Os sabores da região, com destaque para os pescados frescos, para os produtos locais e para as cervejas artesanais, estão na agenda, com a passagem em 10 bares e restaurantes.

“Em ações como esta, conseguimos mostrar que a RBF é muito mais do que sol e praia. Temos atrativos durante todo o ano, em especial, no inverno, por conta do berçário natural da Baleia Franca. A união dos municípios, com o apoio do Sebrae/SC, tem foco no turismo sustentável. É o lugar perfeito para as pessoas que desejam estar em contato com a natureza, a cultura e a história de toda uma região”, afirmou Patrícia Rivera, coordenadora-geral da RBF.

Há 43 anos como operadora no mercado de turismo nacional, a empresária Marina Figueiredo, de São Paulo, não vê a hora de conhecer todos os atrativos da Rota da Baleia Franca.

“A gente ouve falar muito das praias da região por conta das belezas, do surfe e do verão. Mas, apesar do reconhecimento nacional, não há produtos formatados e a disposição para a venda. Confesso que vivo um misto de estranhamento e curiosidade para conhecer o território na baixa temporada, no inverno, ver as baleias e todo o potencial a ser ofertado para que nossos clientes também possam viver essa experiência”, comentou Marina Figueiredo.

Outras informações sobre a Rota da Baleia Franca estão disponíveis no site: rotabaleiafranca.com.br.