Para melhorar a aprendizagem dos alunos
A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), tem realizado uma série de ações para recompor a aprendizagem dos alunos, que foi prejudicada durante o período mais crítico da pandemia, quando as aulas ficaram paralisadas ou foram desenvolvidas em home office.
A aprendizagem dos estudantes se tornou o maior desafio para o sistema de educação em todo o país. Em Imbituba, não foi diferente! Com o cenário ruim criado pela pandemia, a SEDUCE buscou, após a retomada das aulas presenciais, medidas necessárias para o melhoramento da aprendizagem dos alunos.
Para o alcance de resultados qualitativos, o sistema de avaliação da rede de ensino passou a ser trimestral (antes era bimestral). A intenção serviu para garantir aos estudantes e professores, maior tempo e possibilidade de estudo.
Outras ações também foram implantadas, tais como, acolhimento e fortalecimento da autoestima do estudante, acompanhamento das aprendizagens, ampliação do reforço escolar com apoio pedagógico para anos iniciais e finais (presencial), busca ativa nas escolas para o acompanhamento de crianças e adolescentes, bem como, avaliação diagnóstica da rede de ensino para determinar os conhecimentos dos alunos no primeiro semestre de 2022.
Também foram adquiridos materiais estruturados com laboratórios de alfabetização, matemática e ciências, que colaboram com a recuperação das aprendizagens e tornam as aulas mais atrativas.
Além disso, o município implantou o Clube Aluno. Através da plataforma digital, os estudantes de Imbituba têm acesso a professores graduados, 100% online e todos os dias da semana. No APP, são tiradas todas as dúvidas relacionadas a provas, trabalhos e matérias escolares.
“Desde quando assumi a secretaria, todos os esforços e investimentos são pensados e planejados de maneira a contribuir para a superação dos impactos causados pela pandemia. Temos ótimos profissionais e um grande desafio pela frente. Então, acredito que, com o comprometimento de toda a comunidade escolar, atingiremos o nosso objetivo”, disse a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello