IBGE encontra dificuldade para a realização da pesquisa socioeconômica em Imbituba

Desde o dia 1º de agosto, os recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão percorrendo as casas de Imbituba para a realização do Censo 2022. A pesquisa socioeconômica é feita a cada dez anos no Brasil.

 

Segundo o Censo de 2010, Imbituba possui 40.170 habitantes. A estimativa, de 2021, é que o município tenha uma população estimada de 45.711 habitantes.

 

Mas, o Censo Demográfico conta, não só, o número de habitantes. A pesquisa também identifica as características dos moradores e revela como vivem os brasileiros.

 

Com os dados, é possível produzir informações para a definição de políticas públicas e para a tomada de decisões de investimentos por parte da iniciativa privada ou governo.

 

O problema é que, segundo Guilherme Espezim Leal, agente censitário Municipal, os recenseadores vêm encontrando resistência dos moradores de Imbituba na resolução do questionário.

 

“A maior dificuldade que eles estão encontrando é, principalmente, a falta de informação sobre o Censo. Essa recusa tem acontecido pelo fato de não saberem o que, de fato, é, e para que serve a pesquisa. Ou, ainda, não estão cientes de que a pesquisa está em andamento”, destacou o agente.

 

Imbituba conta, hoje, com 30 recenseadores trabalhando em todos os bairros. “Todos estão uniformizados com colete e com crachá de identificação, com foto do recenseador, nome, número do documento e matrícula”, ressaltou Guilherme.

 

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 721 8181. O posto de coleta de Imbituba também pode servir para a solução de dúvidas, basta que o cidadão ou cidadã ligue ou mande mensagem para o número (48) 99812-2724 ou envie e-mail para 42073043000@ibge.gov.br.