Fiscais apreendem estoque de carne impróprio para o consumo

Uma fiscalização, realizada pelas equipes da Superintendência do PROCON de Imbituba na última terça-feira (06), terminou com a apreensão de mercadorias e a notificação de um comerciante da cidade. Em um mercado, localizado no bairro Ibiraquera, os fiscais do órgão municipal encontraram 50 quilos de carne inaptos para o consumo. Os materiais estavam armazenados em freezers do açougue.

 


“Nós olhamos os freezers e identificamos que alguns pacotes de carne estavam sendo manuseados. Muitas das mercadorias haviam sido fatiadas e colocadas em sacos sem qualquer identificação, sem validade ou procedência de origem. Além disso, o dono não tinha as notas fiscais de compra das mercadorias.”, disse a Superintendente do PROCON de Imbituba, Cristiane Pegorara.

 


Quando perguntados se havia mais geladeiras no local, os funcionários disseram que não, mas, quando a equipe da Vigilância Sanitária chegou ao mercado e acessou o depósito, encontrou mais carnes, desta vez, com prazo de validade vencido (abril e junho de 2022) e sem identificação de origem ou procedência.

 

Após a identificação da infração, o proprietário chegou ao estabelecimento e a situação ficou complicada. O dono do mercado tentou impedir a remoção dos materiais, alegando que as carnes seriam trocadas com o fornecedor, mas, em infrações desse tipo, a única medida possível é o descarte da mercadoria.

 


“O dono do estabelecimento chegou a ofender a fiscal da Vigilância Sanitária municipal. Nesse momento, nós pedimos o apoio da Polícia Militar, que ajudou a acalmar os ânimos. No local, um boletim de ocorrência foi lavrado por desacato a funcionária pública, as carnes foram apreendidas, levadas para o descarte e o responsável foi notificado. Agora, ele terá 10 dias para apresentar a defesa”, enfatizou Cristiane Pegorara.