SAMU realiza ciclo de palestras sobre primeiros socorros
A formação continuada sobre primeiros socorros, ministrada pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), segue ocorrendo em instituições de Imbituba.
Até o momento, os professores de cinco creches e os alunos de três escolas da Rede Municipal de Ensino, bem como, os docentes de duas escolas particulares e os funcionários do Hospital São Camilo já receberam a capacitação.
Os profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) também participaram das palestras. O objetivo da formação é capacitar as pessoas para identificar e agir em situações de urgência e emergência, até a chegada do socorro.
“Eu abordo, nesse treinamento de primeiros socorros, o passo a passo de como reagir em uma ocorrência. Do chamado ao SAMU ou ao Corpo de Bombeiros, da segurança da cena do ocorrido, até a chegada das equipes de socorro”, disse o socorrista do SAMU e responsável pela educação continuada em urgência e emergência do município, Diego Souza.
Nos dias, 30 de agosto e 13 de setembro, a palestra de prevenção a acidentes domésticos para crianças, ministrada pelo socorrista do SAMU, Diego Souza, ocorrerá no Centro Municipal de Educação Infantil Menino Deus, no bairro Sambaqui. E, no dia 05 de setembro, a formação será na Escola de Educação Básica Professor André de Souza, no bairro Roça Grande.
A formação é realizada com base na Lei 13.722/2018 (Lei Lucas). O documento recebeu o nome do garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, que morreu em setembro de 2017, engasgado com o lanche durante um passeio escolar. O caso aconteceu em Campinas, no Estado de São Paulo.