Moradores em situação de rua: equipe técnica faz as abordagens em Imbituba
Com a pandemia, houve o aumento considerável de pessoas em situação de rua em diversas cidades brasileiras. Em Imbituba, não foi diferente. Por conta disso, a Secretaria de Assistência Social e Habitação (SEASH) tem intensificado o trabalho para entender a demanda no município.
A abordagem em Imbituba é realizada por educadores sociais, psicólogos e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). O objetivo é identificar a população em situação de rua, conhecer a história de cada pessoa envolvida, orientar e dar os encaminhamentos necessários.
A coordenadora do CREAS, Karine Abella, informa que a maioria das pessoas em situação de rua está de passagem pela cidade. “Locais, temos apenas três pessoas, que vivem aqui desde muito tempo”, disse a coordenadora.
A Secretária Municipal de Assistência Social e Habitação, Stela Lane Napoleão, enfatiza que o atendimento a essa parcela da população requer articulação de várias secretarias municipais, órgão de proteção e defesa de direitos e da comunidade em geral.
A secretária salienta, ainda, que a SEASH está fazendo parte da Câmara Técnica do Conselho de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), que vem discutindo, coletivamente, o trabalho efetivo que deve ser feito junto as pessoas em situação de rua de Imbituba.