Roteiro turístico no bairro Sambaqui é planejado

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário (SEDETUR), está desenvolvendo, junto com o SEBRAE, um projeto de profissionalização e criação de um roteiro turístico no bairro Sambaqui.

A ideia surgiu em conversas entre os representadas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão de Santa Catarina (Epagri) e a comunidade, e, logo, foi abraçada pelo município.

Inúmeras oficinas de capacitação têm sido disponibilizadas para que os moradores se preparem para receber os futuros visitantes.

As oficinas são orientadas pelos proprietários do sítio Canaã, Angélica Kraemer Gehlen e Mário Gabriel de Oliveira, bem como, pelas extensionistas da Epagri, Eloísa Rovaris Pinheiro e Priscila Lang Scoz.

No sítio, existe um trabalho de preparação para que o local se torne um ponto turístico de Imbituba. No local, é realizado o plantio agroflorestal, que combina variedades de legumes, frutas, hortaliças, árvores e reduz o risco de degradação ambiental.

“É como uma floresta, existem diversas espécies plantadas juntas, só que ao invés das árvores, tais como, pinheiros e eucaliptos, nós plantamos alimentos”, explicou Angélica, proprietária do sitio Canaã.

O projeto, que começou com o sítio, tem o objetivo de integrar a comunidade e capacitar os moradores para receber os turistas. O local serve de ponto de encontro e incentivo para àqueles que queiram participar da rota. Atualmente, cerca de 15 famílias participam das oficinas.

“Nós temos, dentro da comunidade, algumas possibilidades. Existem famílias que trabalham com engenho de farinha, produção de mudas, além de pessoas que trabalham com cavalos. Então, talvez sejam feitos passeios, contação de histórias e produção de alimentos coloniais”, explicou Eloísa Rovaris Pinheiro, Extensionista Social/Nutricionista da Epagri de Imbituba.

Ainda segundo a extensionista da Epagri, o projeto ainda está na fase de preparação, de integração e de capacitação da comunidade, mas, em breve, estará apto para um roteiro turístico em Imbituba, com locais para a visitação, gastronomia e cultura.