Ligações clandestinas de esgoto na Lagoa da Bomba serão fiscalizadas

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE) de Imbituba está enviando, junto a conta de água do mês de junho, uma notificação a todos os moradores do entorno da Lagoa da Bomba, no bairro Paes Leme.

 

O documento pede aos proprietários de edificações que possuam esgoto sanitário ligado a drenagem, que façam as adequações necessárias e evitem o aumento da poluição na Lagoa da Bomba.

 

A medida segue uma Ação Civil Pública (nº 5001598-96.2022.8.24.0030) que tramita na 2ª Vara da Comarca de Imbituba e foi promovida pelo Ministério Público de Santa Catarina para apurar a existência de poluição no manancial.

 

Segundo o Diretor Presidente do SAMAE de Imbituba, Gilnei Cardoso, caso exista qualquer ligação clandestina que permita o despejo de efluentes domésticos no corpo hídrico da Lagoa da Bomba é necessária a interrupção imediata e a instalação adequada dos meios sanitários legais.

 

A notificação encaminhada pela autarquia municipal permite que os moradores façam as adequações em até 120 dias. Após esse período, será feita uma vistoria técnica em todas as edificações localizadas no entorno da Lagoa da Bomba. Caso sejam detectadas irregularidades, os moradores serão responsabilizados.