2ª Conferência Municipal de Saúde Mental é realizada em Imbituba

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA), através do Centro de Atenção Psicossocial e do Conselho Municipal de Saúde, realizou, na tarde desta quinta-feira (28), a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental.

O evento, no Imbituba Atlético Clube (IAC), tratou da política de saúde mental como direito.

“Esse é um momento histórico para o município de Imbituba, pois, temos a oportunidade de conferir a atual realidade da saúde mental em Imbituba, com base em toda a conquista garantida nessa área e as novas possibilidade de melhorias”, disse, na abertura do evento, a Coordenadora do CAPS-I e da conferência, Maria de Lourdes Barcelos.

A Secretaria Municipal de Saúde, Graciela Wiemes Ribeiro, destacou que, falar em saúde mental em meio a pandemia, tem um significado especial, porque o trabalho dos profissionais foi e continuará sendo muito importante, já que a demanda nesse segmento cresce a cada dia.

“A pandemia foi e continua sendo o maior desafio para nós profissionais da área da saúde. Foi nesse período em que a nossa saúde mental foi mais exigida. Por isso, eu quero agradecer a Deus e ao empenho de todos. Graças ao trabalho das nossas equipes, nós conseguimos, em relação a pandemia, apresentar os melhores índices entre todas as regiões. Afinal, de todas as perdas que nós tivemos para o vírus, apenas uma não apresentava algum tipo de comorbiodade”, salientou a secretária Graciela.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde e coordenadora adjunta da conferência, Maria de Lourdes Pires, aproveitou a conferência também aproveitou o momento de fala para salientar o trabalho de cada profissional da saúde mental de Imbituba durante o pior momento da pandemia da Covid-19.

“Nesse momento tão difícil em que passamos por conta da pandemia, esses profissionais tiveram a árdua tarefa de manter o equilíbrio mental da população. Por isso, merecem o nosso respeito. A conferência municipal é importante para que todos possam debater sobre o tema e, ainda, para que sejam elaboradas as propostas que serão apresentadas na Macro Conferência, que será realizada em Criciúma, entre os dias 07 e 08 de junho”, reiterou Maria de Lourdes Pires.