Obras estruturantes devem ser realizadas com o apoio do Estado

O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, o vice-prefeito, Clésio do Marcão, e parte do secretariado municipal, se reuniram, na manhã desta segunda-feira (21), com o Secretário de Infraestrutura do Estado, Thiago Vieira, e com o Presidente da SANTUR, Renê Meneses.

 

A reunião ocorreu no Paço Municipal. Em pauta, a execução de obras importantes para o município e que necessitam de apoio financeiro do Governo do Estado, entre elas, as duplicações dos acessos, norte e sul, a drenagem e pavimentação da Avenida Santa Catarina, bem como, a implantação da trilha do farol e a retomada do turismo embarcado para a observação de baleias da espécie Franca.

 

Sobre as obras, o secretário Thiago Vieira disse que, por convênio e de forma direta, deverá ser executada a duplicação do Acesso Norte de Imbituba, rodovia que leva à região portuária do município. Já com relação ao acesso sul e a Avenida Santa Catarina, a intenção é incluir as obras estruturantes no Plano 1000 do Governo do Estado.

 

“A gente acredita, de fato, que é são investimentos importantes. A partir dessa reunião, daremos o encaminhamento. Outro pedido que nos foi solicitado há tempos atrás, está relacionado a construção de uma nova sede para o quartel da PM. Esse também é um compromisso nosso. Todas as demandas levantadas nós já levamos ao Governador do Estado, Carlos Moisés da Silva, que determinou o devido prosseguimento. Então, a gente está tirando do papel, gradativamente, tudo aquilo que nos foi solicitado, anteriormente, em reunião na Capital do Estado”, disse o secretário Thiago Vieira.

 

Com relação a infraestrutura turística, na mesma reunião, dois assuntos foram levantados pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Henrique Melo, e que, segundo o Presidente da SANTUR, também serão encaminhados pelo Governo do Estado: a implantação da trilha do farol e a retomada do turismo embarcado para a observação de Baleias Franca.

 

“A trilha do farol já está bem avançada. A gente deve assinar o convênio já na próxima semana. O turismo embarcado é uma bandeira nossa e uma meta a retomada na próxima temporada. A gente já começou a pensar o turismo náutico dentro do Estado de forma diferente, não só na temporada de verão, mas, também, no inverno. Aqui em Imbituba, esse é um turismo muito forte e a gente precisa fomentar ainda mais, com mais infraestrutura e oportunidade para que o turista possa utilizar aquilo que a gente tem de melhor”, reiterou o Presidente da SANTUR, Renê Meneses.

 

Segundo o prefeito Rosenvaldo Júnior, a parceria com o Governo do Estado é fundamental para que as obras estruturantes saiam do papel com brevidade.

 

“Serão investimentos de vulto para Imbituba através do Governo do Estado. A partir de agora, nós queremos concluir os projetos. Para o acesso sul, que é uma obra de, aproximadamente, R$ 10 milhões, queremos concluir o projeto nesse primeiro semestre. Além disso, tem o projeto do acesso norte, que está em andamento, e outras situações que foram discutidas aqui, com Avenida Santa Catarina e a trilha do farol”, enfatizou o prefeito Rosenvaldo Júnior.

 

Além do prefeito, vice-prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, estiveram presentes na reunião, a Secretária Municipal de Gestão e Planejamento Urbano, Isabella Rocha, o Secretário Municipal de Infraestrutura, Edilson Misael, O Secretário Municipal de Mobilidade, Fiscalização e Controle Urbano, Vitor Lo Bianco, o Secretário Municipal de Administração, Paulo Márcio de Souza, e o Procurador Geral do Município, Kadyr Cargnin.