Epagri oferece curso para jovens agricultores

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Agrícola e da Pesca (SEDAP), está com vagas abertas para um curso de capacitação, gratuito, para jovens de comunidades rurais. As aulas serão na área do cultivo de mandioca.

Segundo o secretário Diego Leopoldo, a intenção é capacitar os jovens para o melhor desenvolvimento da cultura da mandioca nas propriedades rurais e a sucessão familiar. O curso contará com conteúdos, técnico, ambiental e humano.

Grade curricular:

Conteúdo técnico – Sistemas de plantio e manejo, processamento e tratamento de efluentes, legalização de agroindústrias, acompanhamento gerencial).

Conteúdo ambiental – Legislação ambiental, políticas públicas, gestão da água e do solo educação ambiental).

Conteúdo humano – Desenvolvimento pessoal e interpessoal, liderança, ética e cidadania, resgate histórico-cultural, importância da agricultura familiar e outros modelos de agricultura e sucessão familiar.

O público-alvo são jovens agricultores, de 18 a 29 anos, que já trabalham com a cultura da mandioca ou que tenham interesse na área. As aulas vão ocorrer de março a dezembro.

Será no sistema de alternância, sendo três dias por mês de forma presencial, no Centro de Treinamento da Epagri em Tubarão. A Prefeitura de Imbituba possui um convênio com a Epagri e disponibilizará apoio para o transporte dos alunos.

As inscrições estão abertas e seguem até o dia 25 de fevereiro, no escritório municipal da Epagri, situado no primeiro andar do Mercado do Produtor.