Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) informa que, em virtude da inauguração da nova creche do Centro (Sargento Antônio), com capacidade para 240 alunos, houve a necessidade de uma redução no valor do convênio estabelecido com o Centro de Educação Infantil (CEI) Ângela Amin. Até 2021, o município de Imbituba repassava, anualmente, R$ 1.2 milhão à instituição.

“A administração da creche Ângela Amin não é pública e pertence a Colônia de Pescadores Z-13. Os responsáveis sempre foram conhecedores da situação, que, tão logo a creche municipal do Centro fosse concluída, o convênio seria reavaliado, permanecendo a compra de vagas conforme a necessidade do município”, disse a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello.

Os alunos do infantil, quatro e cinco, deverão ser transferidos para a nova creche. Mas, os demais alunos permanecerão na Ângela Amim.

“Embora o CEI Ângela Amin tenha, ao longo dos anos, desenvolvido um trabalho pedagógico de excelência, assim como os demais Centros de Educação Infantil da Rede Municipal, cabe ressaltar que, como gestores, devemos trabalhar com responsabilidade em relação ao dinheiro público. Além disso, seria inviável mantermos um convênio com um número de vagas superior a necessidade do bairro” reiterou a secretária municipal.

Cabe ressaltar, ainda, que a Prefeitura de Imbituba conseguiu zerar a fila de espera por vagas no Centro da cidade, aumentou o número de atendimentos em período integral (de acordo com o edital 02/2021, serão atendidas aquelas crianças que se enquadrarem nos critérios estabelecidos sob a orientação do Ministério Público de Santa Catarina) e, ainda, possibilitou a sobra de vagas, mesmo com a realocação dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil Raios de Sol na nova creche do Centro (Sargento Antônio).

Para o ano de 2022 foram criadas 540 novas vagas para a educação infantil. Também serão efetivados 54 professores da área, além de 30 docentes para a educação especial (todos aprovados em concurso público). Logo após a chamada dos professores efetivos, será realizada a chamada de professores ACTs.

“Aproveitando a oportunidade, esclarecemos que a demanda por vagas existentes na comunidade do Alto Arroio já foi sanada para o ano de 2022, tendo em vista que a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte locou um espaço naquele bairro para o atendimento de 96 crianças, uma demanda que se estendia há anos”, enfatizou Rafaela Pereira de Mello.