Rede municipal aplica prova para avaliar qualidade do ensino

A Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), aplicou, durante o mês de outubro a Avaliação Diagnóstica Institucional para a Rede de Ensino de Imbituba. O instrumento buscou identificar as dificuldades de cada aluno, a fim de conhecer a realidade das turmas e analisar o grau de domínio acadêmico dos estudantes.

 

As questões foram elaboradas de acordo com o currículo da rede de ensino para o primeiro semestre de 2021, oriundo da Base Nacional Comum Curricular e do Currículo Base do Território Catarinense.

 

Foram avaliados todos os estudantes do final de cada ciclo do ensino fundamental (do 01º ao 05º ano e do 06º ao 9º ano).  As provas foram compostas por 10 questões de Língua Portuguesa e 10 de Matemática, seguindo o exemplo da Prova Brasil.

 

A Avaliação Diagnóstica Institucional ofereceu parâmetros significativos (quantitativo e qualitativo) que permitirão a reorganização das práticas pedagógicas e possibilitarão o desenvolvimento adequado do processo de aprendizagem.

 

A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello, disse que a ferramenta pode fazer uma análise mais assertiva da defasagem educacional, permitindo a reflexão e o redirecionamento de ações futuras na recuperação das aprendizagens.