Fiscalização no preço dos combustíveis de Imbituba

A paralização dos caminhoneiros, registrada entre os dias 07 e 08 de setembro, provocou um corre-corre nos postos de combustíveis de todo o país. Em Imbituba, a situação não foi diferente. A possibilidade do fim dos estoques de gasolina, álcool e diesel nos estabelecimentos, fez com que muita gente encarasse longas filas para garantir o abastecimento.

 

Em pouco tempo, foi registrada a falta de combustível em boa parte dos postos da cidade. Diante da escassez de gasolina, álcool e diesel nas bombas, a Diretoria do PROCON de Imbituba decidiu realizar, durante esta quinta-feira (09), uma fiscalização nos 16 estabelecimentos de Imbituba. A direção do órgão municipal também tomou a decisão por conta de uma série denúncias anônimas sobre um possível aumento abusivo no preço dos produtos.

 

“Nosso intuito foi fazer valer a orientação do PROCON estadual. No documento, há o pedido ao sindicato da categoria para que nenhum tipo de combustível tenha o preço alterado nesse período de paralização, sob pena de autuação e fechamento do estabelecimento”, disse a Diretora do Procon de Imbituba, Cristiane Pegorara.

 

Nos postos de combustíveis de Imbituba, os fiscais pediram as notas fiscais de compra dos produtos. Segundo Cristiane Pegorara, dos 16 estabelecimentos fiscalizados, apenas, um apresentou aumentou de preço. No local, a gasolina que era vendida, antes da paralização, por R$ 5,59 o litro, foi encontrada R$ 5,99 o litro. O posto foi notificado e será, novamente, fiscalizado.

 

“Eu perguntei o porquê do aumento e eles disseram que compraram o combustível com o valor já alterado. Porém, nem as distribuidoras podem entregar o combustível com reajuste, afinal, não houve aumento de preço nas refinarias”, ressaltou a diretora do PROCON municipal.

 

Nesta sexta-feira (10), as equipes do PROCON estadual estarão em Imbituba para uma nova fiscalização. Em conjunto com o órgão municipal, irão analisar toda a movimentação dos caixas, desde último domingo (06). Não está descartada novas sanções.

 

O PROCON de Imbituba orienta o consumidor, que se sentir lesado no momento do abastecimento, que peça a nota fiscal de pagamento do produto. Com o documento em mãos, a denúncia ganha mais força. E, se for comprovado o aumento abusivo e injustificado, o estabelecimento poderá ser penalizado.