Presidente da Federação Nacional dos Portos visita Imbituba

O Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, esteve reunido, na tarde desta quinta-feira (26), com representantes dos empregados da SCPAR Porto de Imbituba e de sindicatos. Em pauta, a manutenção do pedido de apoio do Poder Executivo Municipal à não privatização da unidade portuária imbitubense.

 

Na reunião, que contou com a participação do Secretário de Gestão e Planejamento Urbano, Elísio Sgrött, do Presidente da Câmara de Vereadores de Imbituba, Humberto Carlos dos Santos, e dos vereadores, Bruno Pacheco e Renato Figueiredo, estiveram presentes, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina (SINTESPE), Antônio Battisti, e o Presidente da Federação Nacional dos Portos, Eduardo Guterra.

 

Eduardo Guterra é trabalhador da Companhia Docas do Espírito Santo (CODESA) há 43 anos e faz parte do grupo que luta contra as privatizações dos portos brasileiros.

 

“Nós, que estamos no meio político, estamos engajados nessa conversa. Na semana passada, eu estive em Brasília, reunido com o Deputado Federal Carlos Chiodini, que também demonstrou apoio a causa do Porto Público. Eu acredito que esse tipo de conversa precisa ser feito sempre. Inclusive, já discutimos o assunto na Assembleia Legislativa com alguns deputados estaduais. Essa ideia que as pessoas têm de que o privado é mais eficiente que o público precisa ser desmistificada. A presença do setor público dentro da unidade portuária é, justamente, para garantir a isonomia e o olhar social”, reiterou o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior.

 

 

Atualmente o modelo de gestão portuária adotada pelo governo brasileiro é chamado de LandLord Port. Nesse modelo, a infraestrutura do porto é provida pelo Estado e o setor privado fica responsável pelo fornecimento de superestrutura e pela realização das operações portuárias, por meio de arrendamentos (concessões). Esse modelo de gestão portuária também ocorre em vários países do mundo, como os Estados Unidos da América.