Exposição “Influências Açorianas” homenageia os 63 anos de Imbituba

Foi aberta, nesta segunda-feira (14), a exposição “Influências Açorianas”, em comemoração aos 63 anos de emancipação político-administrativa de Imbituba. A mostra está aberta ao público, das 13 às 19 horas, no Paço Municipal, até o dia 16 de julho.

Este ano, devido a pandemia, e seguindo os protocolos sanitários previstos, a organização ficou sob responsabilidade da Sociedade Cultural Freguesia Sant´Ana de Mirim, com apoio da Superintendência de Cultura.

Uma casa tradicional açoriana, com três cômodos, cozinha, quarto e vendinha foi instalada no hall de entrada da prefeitura. Toda a estrutura foi mobiliada com objetos, utensílios e roupas típicas, levando ao conhecimento do público o modo de vida das gerações passadas.

A exposição também conta com uma representação da Corte Imperial. A manifestação da religiosidade popular tradicional foi trazida pelos imigrantes açorianos por volta de 1715.

“Preservar e valorizar a cultura local, é manter viva a nossa história. Dessa forma, nós permitimos que as novas gerações conheçam o modo de vida de nossos antepassados e, ao mesmo tempo, conseguimos manter vivos, as memórias, os costumes e as tradições locais”, disse a Superintendente de Cultura, Alessandra Santos.