Obra finalizada: CAIC está de volta à comunidade

O tão esperado dia, enfim, chegou! Na manhã desta terça-feira (08), a Prefeitura de Imbituba, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), reinaugurou o prédio 02 da Escola de Educação Básica Municipal José Vanderlei Mayer (CAIC). A obra foi iniciada em 2019.

O CAIC de Imbituba precisou ser interditado pela Defesa Civil dois anos antes, no início de 2017, quando a atual administração assumiu a prefeitura. A falta de manutenção ao longo de anos determinou o fechamento da escola, justamente, para garantir a segurança dos alunos e profissionais da instituição.

A obra custou, de acordo com a ordem de serviço, R$ 373.559,18. Os valores foram investidos, exclusivamente, pela Prefeitura de Imbituba. Com a recuperação do espaço, a capacidade de atendimento passou de 120 para 240 alunos, entre os períodos, matutino e vespertino.

Durante o discurso de reinauguração, a diretora do CAIC, Jesana Anselmo, disse, emocionada, que o dia 08 de junho de 2021 é histórico e que a luta de todos os envolvidos foi fundamental para que a instituição fosse recuperada e devolvida à comunidade.

“Esse é um ato tão esperado e memorável. Com alegria, vemos esta obra concretizada. Muitas foram as conversas, os pedidos e os desafios para que pudéssemos retornar ao ninho. E por que eu falo ninho? Por que, aqui, estamos na busca do saber, do alçar voo para o futuro”, disse a diretora Jesana Anselmo.

Segundo o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, a recuperação da escola José Vanderlei Mayer foi o maior desafio enfrentado pela atual gestão. Mas, que, qualquer investimento em educação é fundamental para garantir o futuro das crianças e jovens.

“Graças a luta de todos e a perseverança, a escola está pronta e linda. Vamos continuar lutando, pois, temos um outro prédio aqui no CAIC para recuperar e servir à comunidade. E tem mais, em breve, a nossa quadra vai estar de volta e coberta”, enfatizou, ao longo do discurso de entrega, o prefeito Rosenvaldo Júnior.

A Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Rafaela Pereira de Mello, fez questão de reafirmar o quanto a recuperação da escola foi importante para os profissionais que atuam no espaço e para a comunidade que, desde 2017, sonhava com o CAIC reinaugurado.

“Eu acompanhei boa parte dessa história e sei o quanto foi batalhado para que esse momento acontecesse. Desde quando assumi na secretaria, há quatro meses, lutamos para que o processo de recuperação do CAIC fosse concluído. Só tenho a agradecer o apoio de todos”, lembrou a secretária Rafaela.

Até a reinauguração, os estudantes estavam distribuídos em dois locais. Boa parte no Centro Comunitário do bairro Vila Nova Alvorada (Divineia) e, um pequeno grupo, na Escola Básica Municipal Deputado Joaquim Ramos, no bairro Paes Leme.

Estiveram presentes na reinauguração, além dos profissionais que atuam na escola e na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, o Presidente da Câmara de Vereadores, Humberto Carlos dos Santos, o vereador Bruno Pacheco e o Comandante da Guarnição Especial de Imbituba, Tenente-coronel, Luiz Carlos Cruz.