Número marcante

No último sábado (08), o Centro de Bem-estar Animal de Imbituba chegou a marca de duas mil castrações desde a inauguração, em setembro de 2019.

 

Para comemorar a data, 46 gatos (25 fêmeas e 21 machos) foram esterilizados. Destaque para a gatinha Luna. Ela foi a felina castrada de numero 2 mil.

 

“Levando em consideração que cada fêmea pode reproduzir 10 filhotes por ano, significa dizer que o projeto municipal, nesse período, evitou o aumento de, aproximadamente, 30 mil filhotes, boa parte de rua”, disse o veterinário Emanuel Matos.

 

O controle populacional de cães e gatos, além de interferir, positivamente, na redução da quantidade de animais de rua, também diminui a incidência de doenças, de brigas entre os cães e gatos, bem como, favorece a promoção da saúde pública.

 

“Diversas zoonoses são controladas com a redução da população de animais de rua, acumuladores e outros. Essa redução reflete em um menor custo para o Sistema Único de Saúde, que pode despender recursos para outras doenças, inclusive, de maior complexidade”, reforçou o veterinário do município.