Taxa de lixo pode ser paga em 10 vezes

Há dois meses, os moradores de Imbituba podem parcelar os valores da taxa de lixo na conta de água. Essa é uma novidade implantada pela prefeitura, que garante mais agilidade ao contribuinte.

 

Além disso, com a cobrança unificada (água e lixo), o município dá ao morador, a possibilidade de pagar pelo recolhimento dos resíduos em dez vezes.

 

Mas, a quitação em cota única também é possível, desde que o cidadão informe à Serrana Engenharia.

 

Até 2020, o contribuinte tinha, além de um boleto a mais entre as contas mensais, a necessidade do pagamento em uma única conta ou parcelado em quatro vezes.

 

“Com a implantação da cobrança da taxa de lixo na conta de água, tornamos o pagamento mais prático para o contribuinte. Além disso, aumentamos o prazo de parcelamento de quatro para 10 vezes, sem qualquer acréscimo. Desta forma, facilitamos o pagamento, diminuímos a inadimplência e, com os recursos arrecadamos, a prefeitura poderá investir em obras e benfeitorias à população”, disse Cláudio Vicente, Presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE),

 

Para quem não sabe, a taxa de lixo de Imbituba é cobrada de acordo com a análise de três critérios: primeiro, a classificação do imóvel (se ele é comercial ou residencial); segundo, com base na área desse imóvel (quantos m² têm); e, terceiro, com relação à frequência da coleta do lixo.

 

Em Imbituba, são duas frequências diferentes. No Centro, em boa parte dele, o caminhão passa seis vezes por semana. Alguns lugares, que também têm praia, seguem a mesma frequência no verão. Além disso, o caminhão do lixo passa, ainda, três vezes por semana nas demais comunidades.

 

No ano passado, a Prefeitura de Imbituba fez um recadastramento. As equipes contratadas passaram em todas as casas da cidade. Os agentes verificaram se o local era comercial ou residencial (para ver se o cadastro batia com aquilo que estava registrado na prefeitura), se houve novas construções desde o último cadastramento e, também, qual a frequência do recolhimento do lixo.

 

Com esses critérios analisados, foi possível fazer o cálculo para a taxa de lixo de 2021.

 

“Não houve aumento! Quando houve alguma alteração de valor, foi por que, nesse processo de recadastramento, houve uma reclassificação do local, que resultou na mudança do valor pago. Para o próximo ano, o parcelamento passará para 12 vezes, fazendo, assim, com que os valores diluídos sejam menores mensalmente”, informou Cláudio Vicente.

 

Para mais informações, o morador deve entrar em contato com o atendimento comercial da Serrana Engenharia, na Avenida Santa Catarina, 138, no Centro, ou, pelos telefones: (48) 3255-7857, (48) 3255-7683 e 0800 643 1749.