Liderança e comprometimento entre as mulheres
Para a grande maioria das mulheres, não é fácil conciliar o trabalho e a vida pessoal. Cuidar da casa, dos filhos, do relacionamento e, ainda, ter um trabalho estável são verdadeiros desafios.
E entre os desafios enfrentados pelas mulheres no Brasil está a equiparação salarial com os homens.
Estudos internacionais mostram que, no mercado de trabalho (embora algumas tendências apontem para um cenário mais equilibrado), a carreira feminina passa por dificuldades diversas para se estabelecer e ganhar destaque.
No entanto, engana-se quem pensa que, mesmo com diversos obstáculos, a carreira feminina não está em ascensão.
Adriane Martins Luiz é Secretária Municipal da Fazenda de Imbituba e já trabalhou em muitas empresas antes de encarrar o maior desafio da carreira, o cargo público de alta responsabilidade.
Ela é a primeira mulher a ocupar um cargo como esse na Prefeitura de Imbituba. “Primeiro, fui chamada para trabalhar na tesouraria, um cargo de muita responsabilidade também. Quando o prefeito Rosenvaldo me convidou para ocupar o cargo de Secretária da Fazenda, confesso que fiquei com receio. Mas, logo, encarei o desafio. Nunca esqueci das palavras do meu filho, ditas na época: sua honestidade e trabalho, enfim, vão ser reconhecidos”, conta Adriane Luiz.
Quando assumiu o cargo, Adriane pensou que teria resistência de alguns colegas, mas, isso, segundo ela, não aconteceu.
“Para vida profissional dar certo não podemos mudar a nossa essência. Temos que trabalhar com afinco e sermos exatamente quem somos. Mulheres, mães, donas de casa e profissionais competentes”, enfatizou a secretária.
Outra mulher na linha de frente do Governo Municipal é Graciela Wiemes Ribeiro. Além de Secretária Municipal de Saúde é, também, enfermeira com vinte anos de carreira. Sabe muito bem como tratar o ser humano. Desde o ano passado, a gestora tem enfrentando um desafio e tanto, liderar a equipe da SEMUSA no combate à Covid-19.
“Ser Secretária de Saúde é um ato de extrema coragem, porém, em 20 anos na enfermagem adquiri experiência, conhecimento e força, pois, saúde nunca foi uma área fácil. A dedicação é integral, mas, como ser profissional de saúde é a minha vocação, tenho enfrentado todas essas dificuldades junto com minha família e toda a equipe da SEMUSA, que é a melhor equipe que eu poderia ter”, concluiu a Secretária Municipal de Saúde.