Mais acessibilidade à comunidade surda

A Prefeitura de Imbituba, com o apoio da Federação Catarinense dos Municípios (FECAM), colocou à disposição da comunidade surda, uma ferramenta importante de acessibilidade no site do município.

A partir de agora, é possível acessar as principais informações da cidade com o auxílio da Língua Brasileira de Sinais (Libras). No canto superior à direita do site, o usuário poderá clicar no ícone “Acessível em Vlibras”.

O VLibras é uma ferramenta gratuita (de código aberto e distribuição livre) que faz a tradução automática da Língua Portuguesa para a Língua Brasileira de Sinais. O ícone foi desenvolvido pela Secretaria de Governo Digital do Ministério da Economia, com o apoio da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

O primeiro passo para o usuário ter acesso ao serviço de tradução é clicar no Vlibras. Após o surgimento da animação, o internauta poderá buscar as informações do site.

Por exemplo: se o morador entrar na página de notícias, ele poderá acompanhar a tradução de cada parágrafo em tempo real. Basta clicar sobre o texto e ver a transposição de uma língua para outra.

Com a nova ferramenta, é possível melhorar o acesso das pessoas surdas, usuárias de Libras, à informação e à comunicação. A ideia partiu do Secretário Municipal de Administração, Paulo Márcio de Souza. No início do ano, ele sugeriu ao prefeito Rosenvaldo Júnior a inclusão do serviço no site da prefeitura.

“Sabemos que a caminhada é longa. Falta um longo trajeto, até atendermos todas as necessidades das pessoas com algum tipo de deficiência. Mas, uma caminhada ou corrida depende do primeiro passo. E nós demos esse primeiro passo. Existem outros projetos em análise, que pretendemos colocar em prática nos próximos meses”, disse o Secretário Municipal de Administração, Paulo Márcio de Souza.

Agora, o município de Imbituba é o primeiro da Associação dos Municípios da Região Laguna (Amurel) a disponibilizar o serviço. No sul do Estado, além da Capital Nacional da Baleia Franca, o site da Prefeitura de Criciúma também conta a ferramenta de acessibilidade.