Aniversário de Imbituba

Município completa 62 anos com o foco no desenvolvimento

Imbituba

Um local privilegiado. Marcado pela natureza exuberante e por praias paradisíacas, dignas de reconhecimento internacional. Imbituba é um município de, aproximadamente, 45 mil habitantes, que, além da pesca, é reconhecido pelos surfe e pela preservação ambiental.

Um bom exemplo é o cuidado com as Baleias Franca. Todos os anos, os mamíferos gigantes visitam a região pela as águas quentes. Ambiente ideal para a procriação da espécie. Há décadas, o local é destino de mães e filhotes e, por conta disso, é reconhecido como a Capital Nacional da Baleia Franca.

Há 22 anos, a cidade se dedica, ativamente, à preservação da espécie, investindo em projetos que estimulam a proteção dos animais e também o turismo local. Em 2020, Imbituba comemora 62 anos de emancipação político-administrativa.

Além da força do turismo de natureza, também se destaca pela preocupação com o desenvolvimento de projetos que melhorem a vida dos moradores e de quem visita à cidade. Além do equilíbrio das contas públicas, a administração usa, como modelo de gestão transparente, a participação popular.

Tem sido assim com as reuniões para a elaboração do novo Plano Diretor de Imbituba. Encontros, que precisaram ser interrompidos, temporariamente, por conta da Covid-19. Mas, a participação dos moradores será retomada, assim que a pandemia for superada.

Entre as obras de destaque, está a recuperação da Ponte Roberto Teixeira de Souza, em Ibiraquera. A estrutura, que está em fase de acabamento, foi revitalizada com recursos próprios (R$ 1,3 milhão), após ter sido interditada em 2018 por conta de uma fissura.

Boa parte das escolas e creches de Imbituba foram recuperadas. E, um pacote de obras, que envolve, drenagens e pavimentações, também foi lançado. Serão R$ 10 milhões investidos em vários bairros de Imbituba.

“Faremos um portal turístico na entrada da cidade, estamos em processo de pavimentação da avenida Porto Novo, na Praia do Rosa, finalizamos parte da Avenida Central do Rosa e trabalhamos para drenar e pavimentar uma dezena de ruas e avenidas de nossa cidade nos próximos meses”, disse o prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior.

Na economia, o setor portuário tem sido fundamental para o desenvolvimento da cidade e da região. A unidade de Imbituba segue batendo recordes em embarques. De bois vivos à celulose. Só em 2019, 5,7 milhões de toneladas foram movimentadas entre janeiro e dezembro. E tudo isso, reflete economicamente nas contas da prefeitura.

Na saúde, o novo coronavírus tomou parte do primeiro semestre de 2020. Em virtude da pandemia, a prefeitura fechou a cidade para o turismo e trabalhou pesado no combate a Covid-19. Na cidade, foram instaladas barreiras sanitárias e o uso de máscaras passou a ser obrigatório.

Foram adquiridos e repassados ao hospital São Camilo, respiradores e camas hospitalares. No local, também foi montado um Centro de Triagem. Além disso, mais de 3 mil testes rápidos foram comprados nos últimos dias, para testar e mapear a população para o desenvolvimento de medida de combate a pandemia.