Falta pouco
Centro de esterilização deverá entrar
em funcionamento ainda primeiro semestre
Imbituba
A previsão da Secretaria de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca (SEAP) é que, até julho, o centro de esterilização de cães e gatos esteja funcionando no município. Hoje, são mais de 5000 animais em situação de rua em Imbituba. Parte vive sob o cuidado de dezenas de cuidadores voluntários.
“Estamos com mais de 50% da obra civil concluídos. Esperamos iniciar as atividades em, no máximo, 60 dias. É importante salientar que nós não estaremos abrigando os animais. Trata-se de um centro de esterilização para o controle de natalidade”, disse o Secretário de Desenvolvimento Agrícola e da Pesca, Evaldo Espezim.
Na tarde desta segunda-feira (06), cerca de 30 cuidadores de animais estiveram reunidos na sede da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA). O encontro, organizado pela SEMUSA, em parceria com a SEAP, serviu para a apresentação oficial do projeto de implantação do centro de esterilização. O evento contou com uma palestra do presidente do Instituto ambiental ECOSUL, Halem Guerra.
“Hoje, demos início a um projeto de implantação do centro de castração. O nosso primeiro contato foi com os cuidadores porque, sem eles, a situação seria bem pior. Cada um desses ativistas tem vinte, trinta e até setenta animais em casa. São pessoas com o coração diferenciado, que cuidam desses bichinhos com amor”, relatou a Secretária de Saúde, Graciela Ribeiro.
A intenção do encontro também foi discutir com os cuidadores a melhor forma de levar o assunto à população, por meio de um seminário que será realizado no município nos próximos dias.