Pelas crianças e adolescentes
Seminário busca ampliar o número de famílias acolhedoras
Imbituba
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SEASTH) realizou, na tarde desta quarta-feira (27), o 2º Seminário de Sensibilização sobre o Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras. O objetivo do evento foi explicar para a sociedade o valor desse tipo de atendimento e, ao mesmo tempo, mostrar a necessidade da ampliação no número de famílias voluntárias em Imbituba.
“Pretendemos ampliar esse trabalho que já existe há 12 anos. Esse é um serviço que tem um olhar diferenciado, que garante o direito de conviver em família àqueles que já tiveram tantos direitos violados”, disse Ana Vichiett Vieira, Coordenadora do Serviço de Acolhimento Acalento.
Segundo a Secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Rosiane Costa, atualmente, muitos municípios do sul do estado têm Imbituba como referência nesse tipo de serviço. “Eu sempre digo que o trabalho da família acolhedora é muito mais do que acolher uma criança ou adolescente. O ganho que essa criança tem e que a família também tem é imensurável”, reiterou a secretária municipal.
Para o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, pela importância do acolhimento, toda a sociedade deveria ser parceira no projeto. “Todos nós somos responsáveis para que esse programa se fortaleça. Afinal, com a parcela de colaboração de toda a sociedade, poderemos formar cidadãos melhores. Que bom que temos famílias dispostas a acolher quem precisa de carinho, de atenção e de cuidado”, enfatizou o prefeito.