Mais cultura

Município pretende democratizar

a utilização do Museu Usina

Imbituba

Há dois dias, por meio de vídeos veiculados nas redes sociais, um dos integrantes da Companhia de Teatro Desmontagem Cênica, Christian Ribeiro, alegou que a equipe teria sido pressionada pela administração municipal a deixar o Museu Usina.

Mas, ao contrário do que foi noticiado no fim de semana, a intenção da Prefeitura de Imbituba é que o Museu Usina, que há nove anos é ocupado pela Companhia de Teatro Desmontagem Cênica, seja um espaço democrático para a cultura local. Inclusive, estuda-se a possibilidade da própria companhia permanecer no espaço de forma regulamentada.

“No dia 04/04/2018 houve uma reunião com o presidente do grupo teatral. Na ocasião, foram repassadas as informações para que a instituição obtivesse as autorizações para o uso do espaço. Inclusive, nesse mesmo dia, foi agendada uma nova reunião para 12/04/18. Reunião esta, que não aconteceu por impossibilidade do represente dos atores. O encontro foi remarcado para 19/04/18 e, novamente, não aconteceu a pedido da Companhia de Teatro Desmontagem Cênica. Até o momento, estamos aguardando pela remarcação de uma nova reunião”, informou o Diretor de Cultura, Paulo Armando.

Em breve, o complexo da antiga Usina Termelétrica de Imbituba será sede da Diretoria de Cultura do município. A intenção do órgão vinculado à prefeitura é criar um local novo, restaurado e totalmente acessível à comunidade. A requalificação do museu passa pelo projeto de preservação histórica do espaço.

Na tarde desta segunda-feira (25), o Prefeito de Imbituba, Rosenvaldo da Silva Júnior, esteve reunido com a Secretária de Educação, Cultura e Esporte, Cristiane Tokarski, e com os representantes da Diretoria de Cultura. O encontro serviu para buscar uma solução para o caso.

“Nunca foi a nossa intenção impedir a utilização do espaço pela Companhia de Teatro, nem por qualquer outro grupo cultural. É uma pena que a gente tenha chegado nesse impasse. Mas, o nosso desejo é ter o uso cultural do espaço, inclusive, ampliar esse uso. A intenção da Diretoria de Cultura é se transferir para lá, já aumentando o uso do espaço, e isso não impede a convivência com os grupos de teatro”, enfatizou o prefeito.